POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

DAS UNIDADES DA REDE GRAAL

 

Última atualização em 21 de junho 2023.

 

 

Olá, viajante! Seja bem-vindo à POLÍTICA DE PRIVACIDADE da REDE GRAAL!

 

A presente Política foi elaborada objetivando garantir o seu entendimento, de forma clara e acessível, das nossas práticas ao realizarmos tratamento dos dados pessoais compartilhados conosco a partir das interações realizadas nas unidades da nossa rede de postos de serviços nas estradas brasileiras.

 

Na REDE GRAAL, prezamos em manter um ambiente agradável e seguro para sua parada, portanto, não havia como ser diferente em relação a segurança e proteção dos seus dados pessoais. Aqui, buscamos a conformidade à Lei 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados) e adequação às melhores práticas do mercado, para assegurar a confiança de vocês depositada em nós, em todos os âmbitos possíveis nas nossas unidades.

 

Caso ainda tenha dúvidas ao final da leitura, disponibilizamos ao final da presente Política o nosso canal de comunicação para mais informações ou para que você exerça seus direitos enquanto titular de dados.

1.      A QUEM SE DESTINA A PRESENTE POLÍTICA?

Esta política se destina a todas as pessoas que interagem conosco em quaisquer das nossas operações, como, por exemplo as seguintes:

  • Clientes (Motoristas, Passageiros, Visitantes etc.);
  • Representantes legais de clientes;
  • Candidatos a emprego;
  • Fornecedores (Pessoa física);
  • Representantes legais de fornecedores;
  • Visitantes do site

 

2.       COMO SEUS DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS PELA REDE GRAAL? POR QUANTO TEMPO?

Para consolidar a relação de confiança estabelecida entre nós, a REDE GRAAL acredita ser importante que você tenha ciência sobre como tratamos e onde coletamos seus dados. Veja abaixo uma listagem das nossas fontes de coleta.  

 

SITES

APLICATIVOS

SISTEMAS ELETRÔNICOS

DOCUMENTOS FÍSICOS

– Através do nosso site oficial operado sob nosso domínio/URL, você poderá preencher formulário web com seus dados para entrar em contato conosco e serão coletados dados de navegação.

– Cadastro diretamente nos nossos caixas, no qual o acesso poderá ser realizado nos nossos aplicativos Graal Turismo e Graal Fidelidade, disponíveis na App Store (iOS) ou Play Store (Android).

– Coleta de imagens de videomonitoramento (CFTV);

 – Currículos, termos, notas, cheques, fichas e similares através dos quais contenham seus dados pessoais

 

Os dados pessoais serão tratados enquanto durar a finalidade originária informada, se não persistir outra finalidade legítima. Interessado(a) em saber o prazo específico para cada categoria de dados? Sem problemas! Esta informação encontra-se à sua disposição, basta entrar em contato conosco pelo nosso canal de comunicação disponibilizado ao final da Política.

 

3.       COMO UTILIZAMOS OS SEUS DADOS PESSOAIS?

A partir das suas interações realizadas com os estabelecimentos da REDE GRAAL, alguns dados pessoais podem ser coletados e tratados por nós. Aqui, você pode visualizar quais são esses dados e as principais finalidades pelas quais utilizamos as suas informações.

 

Observação: Os dados relacionados abaixo indicam os elementos de dados globais referentes as finalidades expostas em cada item. Caso queira o acesso na íntegra, solicite pelo nosso canal de comunicação. 

 

 

  • Para pesquisa de idoneidade em opção de pagamento com cheques: Nome completo, RG, CPF, Placa do veículo, Dados bancários, Fotografia, Impressão digital.

 

  • Para pesquisa de idoneidade em opção de pagamento com nota a prazo: Nome Completo, CPF, RG, Endereço residencial, Número de telefone celular, E-mail, Referências bancárias.

 

  • Para cadastro no programa de pontos denominado Graal Turismo: Nome completo, CPF, Data de nascimento, Nome da empresa, Número de telefone celular, Fotografia.

 

  • Para cadastro no programa de descontos denominado Graal Fidelidade: Nome, CPF, E-mail, Número de telefone celular, data de nascimento, Placa do veículo, Modelo do veículo, Cor do veículo e Número do cartão fidelidade.

 

  • Para solicitação de contato através do nosso website: Nome completo, Empresa, País, Número de telefone, E-mail.

 

 

  • Para videomonitoramento: Imagens de videomonitoramento.
  • Para acesso ao Wi-fi: Nome completo, CPF, E-mail, Data de nascimento, Sexo, Cidade, País, CEP, Tipo de dispositivo, Mac Address, Endereço IP, Data e hora de acesso.

 

  • Para navegação no site: Endereço de IP, Data e hora de acesso, Cookies.
  • Para solicitação de contato através do nosso website: Nome, Número de telefone, E-mail.

 

 

  • Para gerenciamento de recrutamento e seleção de pessoas: Nome completo, Endereço, e-mail, Número de telefone, Histórico profissional e Histórico escolar.

Observação: Os seus dados pessoais serão armazenados em nosso banco de talentos pelo período de até 06 meses após o encerramento do processo seletivo, para caso haja alguma outra vaga no seu perfil. Assim, caso opte, a qualquer tempo, pela exclusão de seu currículo de nossa base de dados poderá fazê-lo através do nosso canal de comunicação.

 

4.       USO DE COOKIES:

 

O que são cookies? Cookies são pequenos arquivos que são inseridos no seu navegador (Chrome, Mozilla, Internet Explorer etc.) ou dispositivo móvel, que permitem ativar funcionalidades através da coleta de informações básicas sobre você ou seu dispositivo. Eles permitem que o nosso site reconheça o seu dispositivo em uma próxima visita, agilizando, assim, a navegação. Quais são os tipos de cookies que coletamos em nosso website?

 

 

  • COOKIES ESTRITAMENTE NECESSÁRIOS ou REQUERIDOS:

Estes cookies são necessários para que o website funcione e que recursos essenciais sejam explorados, por isso não podem ser desabilitados pelos usuários. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como: definir as suas preferências de privacidade; iniciar sessão ou preencher formulários. Conforme explicaremos melhor abaixo, é possível configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Ressaltamos que esses cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

 

  • COOKIES DE ANÁLISE ou DESEMPENHO:

São cookies que nos permitem estimar visitas e fontes de tráfego para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles nos ajudam a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os usuários se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anônimas. Caso não permita estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

 

  • COOKIES DE MARKETING ou PUBLICIDADE:

Estes cookies podem ser inseridos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Não armazenam diretamente informações pessoais, porém são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada. 

 

        COMO RECUSAR OU DESABILITAR COOKIES?

Os navegadores permitem ao usuário aceitar, recusar ou desabilitar cookies, especificamente através da seleção das definições apropriadas no respectivo navegador. Caso siga pelas próprias configurações do navegador, deverá configurá-los através do menu “opções” ou “preferências” ou instalar plug-in que realize essa funcionalidade. Ao entrar no nosso site se deparará com um pop-up de gestão de cookies, o qual permitirá também que você, visitante do site, realize o controle sobre quais dos cookies deseja aceitar ou recusar.

 

5.         COMO CUIDAMOS DAS SUAS INFORMAÇÕES?

Prezamos pela segurança dos seus dados pessoais, por isso implementamos medidas técnicas e organizacionais para aprimorar a segurança e proteção dos dados pessoais que coletamos e tratamos. Tais medidas são realizadas a fim de proteger as informações de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão, baseadas nas melhores práticas de mercado. Informamos que a REDE GRAAL emprega todos os esforços para manter a integridade e a confidencialidade das informações que são fornecidas.

 

6.      COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS PESSOAIS? 

O compartilhamento das suas informações poderá ocorrer com:

  • Empresas que integram a REDE GRAAL.;
  • Fornecedores e/ou parceiros terceirizados para possibilitar a operacionalização das nossas atividades de negócios essenciais para suporte aos nossos serviços oferecidos.
  • Órgãos, entidades, e/ou autoridades públicas, como cumprimento de obrigação legal ou mediante eventual ordem judicial.

 

Para o compartilhamento com fornecedores, parceiros e entre empresas do grupo são exigidas a adoção dos mais rígidos controles, bem como os mesmos padrões de segurança e garantias que são dadas pela REDE GRAAL a você.

 

7.      TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

Informamos que poderemos realizar transferências de dados pessoais não diretas para outros países, principalmente no que se refere a ferramentas que envolvam serviços de armazenamento em nuvem. Ressaltamos que, nesses casos, priorizamos países com nível reconhecido, compatível e adequado de proteção de dados para proporcionar maior segurança às informações tratadas pelo grupo.

  

  1. DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS

Você conhece quais são os seus direitos previstos em Lei[1]? Abaixo relacionamos quais são os direitos que você pode exercer, em conformidade com a LGPD.

 

Direito

Explicação

Confirmação sobre tratamento de seus dados pessoais

Este direito permite que você possa requisitar e receber uma confirmação sobre a existência de tratamento de seus dados pessoais.

Acesso aos dados pessoais

Este direito possibilita que você solicite e seja informado sobre os seus dados pessoais que são tratados pela REDE GRAAL.

Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados

Este direito proporciona a correção e/ou retificação dos dados pessoais, caso identifique que alguns deles estão incorretos ou desatualizados.

Anonimização, bloqueio ou eliminação dos dados pessoais desnecessários, excessivos ou tratados de forma incorreta

Este direito permite que você solicite a anonimização, o bloqueio ou a eliminação dos dados pessoais da base de dados da REDE GRAAL. Os seus dados poderão ser anonimizados, bloqueados ou eliminados quando assim requisitado ou quando estes não forem mais necessários ou relevantes para a prestação de serviços, salvo se houver qualquer outra razão para a sua manutenção, como eventual necessidade de retenção dos dados pessoais para o cumprimento de uma obrigação legal ou para resguardo de direitos da empresa e de terceiros.

Não fornecer ou revogar o consentimento a qualquer tempo

Nos casos em que requerermos o seu consentimento para coleta de algum dado, você poderá pedir informação sobre a possibilidade de não o oferecer, e as consequências dessa negativa, e caso concedido, é permitido que, posteriormente, você possa revogar o consentimento, bem como requerer a eliminação desses dados.

Se opor a determinado tratamento de dados pessoais

Você também tem o direito de se opor a determinadas finalidades de tratamento. Em certos casos, a REDE GRAAL pode demonstrar que tem motivos legítimos, seus ou de parceiros, para tratar os dados pessoais em questão, se, por exemplo, sejam estritamente essenciais para a prestação dos nossos serviços.

 

Observação: Informamos que no ato da solicitação, poderemos solicitar dados adicionais, os quais serão utilizados pela REDE GRAAL estritamente para confirmação e verificação de identidade do titular de dados.

 

9.       NOSSA RESPONSABILIDADE

A REDE GRAAL reconhece as responsabilidades que lhe são atribuídas como Controladora dos seus dados pessoais, sendo estas as responsabilidades de mantê-los seguros, além de tratá-los em conformidade com as normas aplicáveis, e nos limites informados a você, cuidando para que terceiros apenas os acessem nas hipóteses aqui previstas.  Prezamos pela transparência e informamos, desde já, que cumpriremos com todo o conteúdo desta Política de Privacidade, assegurando a privacidade e segurança dos seus dados pessoais, bem como o atendimento aos seus direitos como titular de dados.

10. ENCARREGADO DE DADOS PESSOAIS (DPO)

Informamos que o Encarregado de dados nomeado pela Rede Graal é a responsável por supervisionar quaisquer questões relacionadas à presente Política de Privacidade, sendo estas o gerenciamento das solicitações de direitos e comunicação com titulares de dados, assim como eventuais diálogos com a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) e demais órgãos ou entidades públicas.

Nome: Alice Nogueira Avary de Campos

Contato: juridico.escritoriocentral@redegraal.com.br

 

11.  CANAL DE COMUNICAÇÃO

Para quaisquer informações ou esclarecimento de dúvidas ou para exercer os seus direitos, sugerimos que você entre em contato via e-mail através do endereço eletrônico

juridico.escritoriocentral@redegraal.com.br.

 

 

[1] Lei nº 13.709/2018 (“Lei Geral de Proteção de Dados”).